sexta-feira, 22 de abril de 2011

Santos Católicos


Em primeiro de novembro se comemora o Dia de Todos os Santos, e uma pergunta se faz: a devoção aos santos é correta?



 

Para o cristianismo católico, são santos todos aqueles que foram convertidos e salvos por Jesus Cristo, ou ainda desempenharam uma obra admirável segundo os preceitos católicos. Pessoas reconhecidas por virtudes especiais podem receber oficialmente o título de Santo. Esse título denota que além de grande caráter a pessoa está na graça de Deus (no céu), mas a falta desse reconhecimento formal não significa necessariamente que o indivíduo não seja um santo.

Parte do tormento sobre a devoção aos santos é causada pelos evangélicos, que nos acusam de idolatria. Por trás desta acusação há uma questão simples: a intenção um tanto desonesta de desvalorizar a Igreja Católica para fazer novos adeptos para suas igrejas.

Na Bíblia existem textos que condenam e justifica o uso de imagens. O mesmo Moisés que fica furioso com a construção do bezerro de ouro é convidado por Deus a fazer uma serpente de bronze para curar quem olhasse para ela.

Para apaziguar a questão, faz-se necessário entender o que significa a palavra idolatria: colocar algo no lugar de Deus. A igreja Católica não ensina isso, então não há erro no que faz. Claro que existem católicos idólatras, como também há evangélicos que o são apesar de não terem nenhuma imagem de santo. Há igrejas que falam mais em dinheiro do que em Deus, então o dinheiro está em lugar privilegiado em relação a Deus, e isto é idolatria. Se a questão de imagem fosse levada a sério pelos evangélicos, eles não poderiam expressar nada do que existem. 

A idolatria é confirmada pela intenção do fiel e não pela construção de uma imagem em si. Não há comunicação e cultura humanas que não usem imagens ou símbolos. É uma questão antropológica. 
O problema real é que a maioria dos católicos não conhece sua própria religião. Por isso, antes de ouvir pregadores que acusam para poder crescer e aumentar seu dízimo procure esclarecer-se sobre sua fé e doutrina.

Espero que tenham entendido o que o texto quis passar, que Todos sejam abençoados por Deus. " A ninguém damos qualquer motivo de escândalo, para que nosso mistério não seja criticado" 2Coríntios (6.3)

 Silverio Santos

2 comentários:

  1. Muitas pessoas não entendem sobre esse assunto, muito bom explicar de uma maneira fácil de ser entendida. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem explicado. Parabéns!

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir