terça-feira, 26 de abril de 2011

A Igreja de Cristo: Una, Santa, Católica e Apostólica


“Se algum dia peregrinares pelas cidades, não indagues simplesmente onde está a Casa do Senhor porque também as seitas (…) e heresias querem dar o título de ‘Casas do Senhor’ às suas espeluncas. Nem perguntes simplesmente onde está a Igreja, mas onde está a Igreja Católica; este é o título próprio desta Santa Mãe de todos nós, que também é a esposa de Nosso Senhor Jesus Cristo…”
(São Cirilo de Jerusalém – Séc IV)
Enquanto a Igreja protestante se divide em várias, a Igreja Católica permanece Una, Santa, Católica e Apostólica. Enquanto as formas de prestar culto se diferenciam largamente, a Igreja Católica permanece fiel. Se você for a uma Igreja Católica em qualquer lugar do mundo, você pode não saber a língua do país, mas poderá acompanhar o rito, que igual no mundo todo. Essa é a nossa Igreja. Essa é a Igreja de Cristo!
Existe uma afirmação infundada nos meios protestantes, de que a Igreja Católica teria sido fundada por Constantino. Bom, mais a frente vamos falar sobre esse fato histórico, porém gostaria de convidar os protestantes que costumam afirmar isso, a estudarem a história da Igreja primitiva, sobretudo dos três primeiros séculos. Os cristãos primitivos viviam o vivemos hoje, óbvio com alguns ajustes pois os tempo são outros. Constantino não fundou nada. Ele apenas oficializou a Igreja como religião oficial do Império Romano em 313 d.C. Quem fundou nossa Igreja foi Nosso Senhor Jesus Cristo.
Agora é importante salientar que mesmo entre as tantas “Igrejas” Protestantes, muitas delas, tem uma postura digna, uma fé admirável, um fervor profundo… E se aqui no Brasil a cada dia surgem novas “Igrejas e Seitas” de fundo de quintal, sempre dispostas a atacar a Doutrina Católica, lá fora, na Europa por exemplo, as portas não são tão abertas as “Novas Igrejas”, e o Diálogo de Católicos e evangélicos é muito melhor. Não se vê evangélicos perdendo tempo em acusar católicos disso ou daquilo, nem acusando a Igreja ou o Papa de qualquer coisa que seja. Tenho muitos amigos protestantes e inclusive tenho um tio que é Pastor, admiro seu fervor religioso, porém isso não quer dizer que compactue com suas crenças religiosas. Como diz minha filha Mariana de 3 aninhos: Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa.
Hoje precisamos sim respeitá-los, evitarmos discussões e conhecermos a nossa fé para que não caiamos nos erros que tantos outros já cairam. Infelizmente no meio católico muitas pessoas tem buscado respostas para a sua fé católica em livros e sites evangélicos e acabam por terem a sua fé confundida. Por mais que o protestantismo pareça com o catolicismo, nossa doutrina e fé, é bem diferente da deles. É um erro buscar respostas em outras fontes. Só a Igreja Católica tem as respostas em plenitude. Só ela tem mais de 2.000 anos.
Fonte: dominusvobiscum
Forte Abraço ADV´s
Davison Prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário